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REGULAMENTO PARTICULAR

(atualizado em 12/10/2023)

1 - OBJECTIVO DO EVENTO

O «Big Trail Challenge®» é organizado pela «Mundo de Aventuras» (uma marca registada da Lifetouris, Lda., NIF 509993770 e RNAVT 3143). É um evento de turismo aventura, sem fins competitivos mas que, pelas suas características, será um desafio de superação pessoal. É intenção levar os Participantes a descobrir o potencial cultural e paisagístico de Marrocos numa vertente mista, por estrada e todo-o-terreno.

2 - INSCRIÇÕES

2.1. As inscrições encerram no dia 31 de Janeiro de 2024;
2.2. Preço de inscrição por participante é de 1.895€;
2.3. As inscrições estão limitadas a 70 participantes em moto, podendo este número ser alterado pela organização sem qualquer aviso prévio;
2.4. A participação no desafio está aberta em exclusivo a motos de tipologia «trail» e «big/maxi trail» com um limite mínimo de 600cc de cilindrada e adaptadas á utilização fora de estrada. Motos de tipologia «Rally Raid», «Enduro» de cilindrada superior a 600cc ou tipologia «Maxi Trail» com cilindrada inferior a 600cc poderão participar desde que previamente autorizadas pela organização do evento;
2.5. As inscrições são efetuadas segundo as instruções no website do evento;
2.6. As inscrições apenas são dadas como aceites após realização e confirmação do pagamento com o envio de um comprovativo por e-mail caso seja realizada por transferência bancária;
2.7. Com a realização da inscrição, e por forma a confirmar a reserva do seu lugar o participante deve realizar o pagamento de 50% do valor total, pagando o remanescente até ao prazo limite de 31 de Janeiro de 2024;
2.8. Com a realização da inscrição o participante recebe um e-mail de confirmação da organização com informações sobre o modo de pagamento disponível.

3 - PARTICIPAÇÃO

3.1. A Mundo de Aventuras manterá no website do evento, em permanente atualização, a lista de inscritos;
3.2. Os participantes subscrevem «Termos de Responsabilidade» relativo à sua participação, nomeadamente no que diz respeito ás normas de segurança, assistência e uso de equipamento de protecção obrigatório;

3.3. Os participantes submetem-se ás verificações técnicas abaixo indicadas. As mesmas decorrerão na etapa 0 (zero) em local a indicar realizando-se e no momento da acreditação, sendo exigida a presença de todos os participantes e respectiva moto;

3.4. A seguinte documentação é obrigatória:

3.4.1. Licença de condução válida para a moto;

3.4.2. Passaporte com validade mínima de 6 meses após inicio da viagem

3.4.3. Comprovativo de seguro de responsabilidade civil e de assistência em viagem da moto válido para Portugal, Espanha e Marrocos (com extensão MA na carta verde); em alternativa o seguro para Marrocos pode ser adquirido na fronteira;

3.4.4. DUA da moto

3.5. Os seguintes requisitos da moto são verificados no momento da acreditação:
3.5.1. Moto em bom estado de funcionamento;
3.5.2. Pneus adequados ao uso de off road (mínimo 80/20);
3.5.3. Sistema de navegação GPS (compatível com o uso de ficheiros GPX);
3.5.4. Matrícula;
3.5.5. Farol dianteiro e farolim traseiro a funcionar;
3.5.6. Espelho retrovisor lado esquerdo;
3.5.7. Kit de reparação de furos adequado ao tipo de pneus utilizados (tubeless ou com câmara de ar) sendo dispensado a quem use mousse;

3.6. Todos os participantes deverão equipar-se com o seguinte equipamento obrigatório: 

3.6.1. Capacete off road;

3.6.2. Armadura de proteção para o tronco (alternativa permitida blusão moto com proteções ombros, cotovelos e antebraços e costas);

3.6.3. Botas de cano alto de Enduro ou aventura;

3.6.4. Luvas adequadas ao uso em moto;

3.6.5. Calças off road e joelheiras (ou alternativa calças com proteções nos joelhos);
3.6. Os Participantes cujas motos, documentação não passarem nas verificações técnicas, ou que não possuam o equipamento de protecção obrigatório á participação no evento, terão de encetar esforços para regularizar a situação antes do inicio da viagem, sob pena de não poderem participar. Caso o participante não garanta a total regularização da situação, pode ser impedido de participar e não havendo lugar a qualquer reeembolso do valor de inscrição;

4 - ETAPAS

4.1. As etapas possuem as características indicadas no website do evento;
4.2. As etapas são realizadas por agrupamentos de participantes, que por razões de segurança devem realizar as etapas agrupados (grupos formados por um mínimo de 3 participantes e um máximo de 6 participantes).

4.3. Existem dois níveis de participação em moto, cuja descrição se encontra indicada no website do evento.

5 - CONTROLOS NOS PERCURSOS

5.1. A equipa de assistência mecânica da organização encerra o percurso das etapas partindo 5 minutos depois do momento de partida do último participante;
5.2. Durante as etapas a organização não garante aos participantes qualquer tipo de assistência quando estes estão fora do track GPS fornecido;
5.3 . O agrupamento de motos mencionado no ponto 4.2 deve apresentar-se junto no final de cada etapa.

 

6 - DESISTÊNCIAS

6.1. A Mundo de Aventuras reembolsará uma parte variável do valor da inscrição aos participantes que, por motivo de força maior, não possam apresentar-se à partida do Big Trail Challenge, desde que o facto seja comunicado á organização, nos prazos a seguir definidos e em que a verba a reembolsar será de:

-100% do valor da inscrição se a notificação por email for realizada até 60 dias antes da data de início do evento
- 50% do valor da inscrição se a notificação por email for realizada entre 30 a 59 dias antes da data de início do evento

- Se a intenção de desistência ocorrer a menos de 30 dias da data da partida, não haverá devolução de qualquer valor


6.2. Em caso de desistência durante as etapas, devido a qualquer eventualidade, o participante deverá informar imediatamente a Mundo de Aventuras através dos números de contato distribuídos;
6.3. Desistências durante o evento não serão alvo de qualquer reembolso.

7 - RECOLHA DE IMAGENS DURANTE O EVENTO

7.1. Durante o evento a organização realizará a cobertura fotográfica e video disponibilizando, aos participantes fotografias individuais dos participantes, do grupo, ou subgrupos, de paisagens, vilas, aldeias e outros locais integrantes das etapas realizadas. Será igualmente realizado um video reportagem final com imagens captadas durante o evento.

7.2. Apesar dos esforços que possam ser realizados para captar imagens de todos os participantes, a organização não assume o compromisso de captar imagens de todos individualmente, devido as condições logísticas em que o evento se realiza.

7.3. Os participantes, ao confirmar a tomada de conhecimento deste regulamento, autorizam a partilha das suas imagens recolhidas durante o evento para eventos de comunicação e promoção do mesmo.

8 - ELIMINAÇÃO

8.1. Sem devolução do valor da inscrição, a Mundo de Aventuras, pode durante as etapas, impedir que um participante continue a viagem, quando este desrespeitar as recomendações dadas por um elemento da organização devidamente identificado, ou quando ponha em causa a sua segurança ou a de outros participantes;
8.2. A Mundo de Aventuras é soberana na resolução dos casos omissos neste regulamento;
8.3. As presentes condições particulares de participação são complementadas pelas condições gerais de participação em vigor na Mundo de Aventuras - Travel & Expeditions (consultar aqui), prevalecendo as condições particulares sobre as gerais em caso de divergência. 

 

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