
O website está em actualização, estamos a finalizar os detalhes da edição de 2019 para abrir as inscrições nos próximos dias! Mantém-te atento!
The website is being updated, we're just finalising the last details of 2019's edition to open applications in a few days! Stay tuned!
O website está em actualização, estamos a finalizar os detalhes da edição de 2019 para abrir as inscrições nos próximos dias! Mantém-te atento!
The website is being updated, we're just finalising the last details of 2019's edition to open applications in a few days! Stay tuned!

SABER +
Os níveis de participação
Para facilitar a escolha do teu nível de participação, estabelecemos um conjunto de parâmetros que procuram facilitar a escolha.
- Uma parte do traçado definido para o Big Trail Challenge é partilhado pelos dois níveis de participação;
- O ponto de partida e chegada de cada uma das etapas é comum aos dois níveis;
- Todos os participantes terão acesso antes do inicio da viagem aos tracks de ambos os níveis, o que permite aos participantes no briefing matinal informar a organização de qual o nível que pretendem realizar nessa etapa.
Nível 1 - Base

Nível 2 - Intermédio
Nível «intermédio» de dificuldade média. Devem inscrever-se neste nível todos aqueles que já possuem alguma experiência de condução todo-o-terreno e que pretendam desfrutar de condução todo-o-terreno através de pistas desafiantes de montanha e deserto de pisos muito variados:
Asfalto: A percentagem de asfalto será obtida após o reconhecimento do traçado*
Todo-o-terreno básico 50% do traçado de pista
Todo-o-terreno intermédio 50% do traçado de pista
Quilómetros totais: 3.300 km, a confirmar após o reconhecimento do traçado*
Horas de condução por dia 6-8
*O reconhecimento do traçado é realizado aproximadamente um mês antes do evento, de modo a minimizar erros relacionados com alterações no terreno.

Nível «base», de dificuldade reduzida. Devem inscrever-se neste nível todos aqueles que pretendam iniciar-se nas travessias africanas, melhorando em simultâneo as suas capacidades básicas de condução todo-o-terreno em pistas de montanha e deserto de pisos muito variados:
Asfalto: A percentagem de asfalto será obtida após o reconhecimento do traçado*
Todo-o-terreno básico 80% do traçado de pista
Todo-o-terreno intermédio 20% do traçado de pista
Quilómetros totais: 3.500 km , a confirmar após o reconhecimento do traçado*
Horas de condução por dia 6-8
* O reconhecimento do traçado é realizado aproximadamente um mês antes do evento, de modo a minimizar erros relacionados com alterações no terreno.

Preparação todo-o-terreno para o desafio
Poderão ser organizadas sessões de formação ou aperfeiçoamento da condução todo-o-terreno, ministradas pelo Technical Leader do desafio, no período que antecede a partida do Big Trail Challenge. As sessões podem ser individuais ou de grupo e os termos, datas e horários das mesmas serão acordados directamente com o Technical Leader. Para mais informações ou marcação das sessões o contacto deverá ser efectuado com a organização do evento.
Segurança
A segurança dos participantes é uma das prioridades da organização do evento. Para concluir esta aventura, desfrutando ao máximo e mantendo sempre como prioridade a segurança dos participantes, é obrigatório o uso de equipamento de proteção que é extremamente eficaz em caso de queda ou acidente na prevenção de traumatismos e na redução da gravidade das lesões.
Todos os participantes deverão por isso equipar-se com o seguinte equipamento:
- Capacete off road - Obrigatório (alternativa permitida capacete integral. Modulares, jet ou abertos não são permitidos)
- Armadura de proteção para o tronco - Obrigatório (alternativa permitida blusão moto com proteções ombros, cotovelos e antebraços e costas. Blusões sem proteções ou não adequados ao uso em motos não são permitidos)
- Botas de Enduro ou aventura - Obrigatório
- Luvas adequadas ao uso em moto - Obrigatório
- Calças off road e protecções de joelhos - Obrigatório (alternativa calças moto com proteções nos joelhos)
- Jersey adaptado os uso off road (recomendado)
- Colar cervical de off road (recomendado)
IMPORTANTE : Os participantes subscrevem ainda um «Termo de Responsabilidade» relativo à participação, submetendo-se a verificações técnicas e documentais. As verificações decorrerão na véspera da partida em local a indicar realizando-se no momento da acreditação, sendo exigida a presença de todos os participantes em moto:
- Licença de condução válida para a moto;
- Comprovativo de seguro de responsabilidade civil e de assistência em viagem da moto válido para Portugal, Espanha e Marrocos (com extensão MA na carta verde);
- Equipamento proteção do participante indicado acima como obrigatório;
- Moto em bom estado de funcionamento;
- Pneus off road (mínimo 80/20);
- Sistema de navegação GPS (compatível com o uso de ficheiros GPX);
- Matrícula;
- Farol dianteiro e farolim traseiro a funcionar;
- Espelho retrovisor lado esquerdo;
- Kit de reparação de furos adequado ao tipo de pneus utilizados (tubeless ou com câmara de ar) sendo dispensado a quem use mousse.