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SABER +

Os níveis de participação

Para facilitar a escolha do teu nível de participação, estabelecemos um conjunto de parâmetros que procuram facilitar a escolha.

 - Uma parte do traçado definido para o Big Trail Challenge é partilhado pelos dois níveis de participação;

- O ponto de partida e chegada de cada uma das etapas é comum aos dois níveis;

- Todos os participantes terão acesso antes do inicio da viagem aos tracks de ambos os níveis, o que permite aos participantes no briefing matinal informar a organização de qual o nível que pretendem realizar nessa etapa.

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Nível 1 - Base

Nível «base», de dificuldade reduzida. Devem inscrever-se neste nível todos aqueles que pretendam iniciar-se nas travessias africanas, melhorando em simultâneo as suas capacidades básicas de condução todo-o-terreno em pistas de montanha e deserto de pisos muito variados:

Asfalto: A percentagem de asfalto será obtida após o reconhecimento do traçado*
Todo-o-terreno básico - 80% do traçado de pista
Todo-o-terreno intermédio - 20% do traçado de pista
Quilómetros totais: 3.600 km , a confirmar após o reconhecimento do traçado*
Condução por dia 6-8 horas

* O reconhecimento do traçado é realizado aproximadamente um mês antes do evento, de modo a minimizar erros relacionados com alterações no terreno.

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Nível 2 + 3 - Intermédio / Avançado

O nível 2 + 3, é um nível de dificuldade média combinado com algumas extensões de etapas que requerem skills de nível avançado (Dunas de areia). As extensões não serão um nível em si mesmo, mas sim, uma extensão opcional dos tracks de nível 2. Devem inscrever-se neste nível todos aqueles que já possuem alguma experiência de condução todo-o-terreno e que pretendam desfrutar de condução todo-o-terreno através de pistas desafiantes de montanha e deserto de pisos muito variados:

Asfalto: A percentagem de asfalto será obtida após o reconhecimento do traçado*
Todo-o-terreno básico - 49% do traçado de pista
Todo-o-terreno intermédio - 50% do traçado de pista

Todo-o-terreno avançado - 1% do traçado de pista
Quilómetros totais: 3.400 km, a confirmar após o reconhecimento do traçado*
Condução por dia 6-8 horas

*O reconhecimento do traçado é realizado aproximadamente um mês antes do evento, de modo a minimizar erros relacionados com alterações no terreno.

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Preparação todo-o-terreno para o desafio

Poderão ser organizadas sessões de formação ou aperfeiçoamento da condução todo-o-terreno, ministradas pelo Technical Leader do desafio, no período que antecede a partida do Big Trail Challenge. As sessões podem ser individuais ou de grupo e os termos, datas e horários das mesmas serão acordados directamente com o Technical Leader. Para mais informações ou marcação das sessões o contacto deverá ser efectuado com a organização do evento. 

Segurança

A segurança dos participantes é uma das prioridades da organização do evento. Para concluir esta aventura, desfrutando ao máximo e mantendo sempre como prioridade a segurança dos participantes, é obrigatório o uso de equipamento de proteção que é extremamente eficaz em caso de queda ou acidente na prevenção de traumatismos e na redução da gravidade das lesões.

Todos os participantes deverão por isso equipar-se com o seguinte equipamento:

- Capacete off road  - Obrigatório (alternativa permitida capacete integral. Modulares, jet ou abertos não são permitidos)

- Armadura de proteção para o tronco - Obrigatório (alternativa permitida blusão moto com proteções ombros, cotovelos e antebraços e costas. Blusões sem proteções ou não adequados ao uso em motos não são permitidos)

- Botas de Enduro ou aventura - Obrigatório

- Luvas adequadas ao uso em moto - Obrigatório

- Calças off road e protecções de joelhos - Obrigatório (alternativa calças moto com proteções nos joelhos)

 - Jersey adaptado os uso off road (recomendado)

- Colar cervical de off road (recomendado)

IMPORTANTE : Os participantes subscrevem ainda um «Termo de Responsabilidade» relativo à participação, submetendo-se a verificações técnicas e documentais. As verificações decorrerão na véspera da partida em local a indicar realizando-se no momento da acreditação, sendo exigida a presença de todos os participantes em moto:

- Licença de condução válida para a moto;

- Comprovativo de seguro de responsabilidade civil e de assistência em viagem da moto válido para Portugal, Espanha e Marrocos (com extensão MA na carta verde);

- Equipamento proteção do participante indicado acima como obrigatório;
- Moto em bom estado de funcionamento;
- Pneus off road (mínimo 80/20);
- Sistema de navegação GPS (compatível com o uso de ficheiros GPX);
- Matrícula;
- Farol dianteiro e farolim traseiro a funcionar;
- Espelho retrovisor lado esquerdo;
- Kit de reparação de furos adequado ao tipo de pneus utilizados (tubeless ou com câmara de ar) sendo dispensado a quem use mousse.

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